Colesterol e Triglicerídeos
Sumário
O Que É Dislipidemia?
Dislipidemia é definida como qualquer alteração nos níveis de lípides ou lipídeos (gorduras) circulantes. Hiperlipemia é o aumento na produção e/ou a diminuição da remoção dessas partículas do sangue. Os distúrbios do metabolismo lipídico tem uma forte associação com doenças vasculares ateroscleróticas, como o infarto agudo do miocárdio e os acidentes vasculares encefálicos.
Lipítidios e Lipoproteínas
O colesterol e os Triglicerídeos (TG) são os principais lipídios plasmáticos.
O colesterol é um tipo de gordura, extremamente importante para a vida, uma vez que é um componente das membranas celulares e participa da síntese dos ácidos biliares e de alguns hormônios (hormônios esteroides), inclusive da vitamina D.
Os TG têm o papel fisiológico de transporte de energia dos alimentos e das reservas do organismo para as células corporais.
Os lipídios são transportados pela corrente sanguínea ligados a proteínas, formando um conjunto chamado de lipoproteínas.
Triglicerídeos
A maior parte das gorduras dos alimentos vem na forma de triglicerídeos, formadas por grupos menores de moléculas de gordura. Após a ingestão, os triglicerídeos são transformados em ácidos graxos, que são absorvidos pelo intestino. Depois de ser absorvida, essa gordura é levada para o fígado, músculos e tecido gorduroso, onde é armazenada e poderá ser utilizada como fonte de energia. Os triglicerídeos são uma das formas de armazenamento de energia mais importantes do organismo.
Assim, como o colesterol o excesso de triglicerídeos também representa risco a saúde, principalmente para doença arterial coronariana e pancreatite.
Hipertrigliceridemia (triglicerídeos alto)
Hipertrigliceridemia é uma das dislipidemias mais frequentes e tem múltiplas causas. Pode ser primária ou secundária. No caso da hipertrigliceridemia secundária, mais comumente, ela esta associada a certas condições, como obesidade, diabetes mellitus e síndrome metabólica ou uso de drogas (medicações, bebidas alcoólicas).
Colesterol Bom X Colesterol Ruim
Existem basicamente dois tipos de colesterol em nosso corpo: o chamado LDL-colesterol, conhecido como “colesterol ruim” e o HDL-colesterol conhecido como “colesterol bom”. Na verdade, o colesterol em si é igual, o que muda são as proteínas que o transportam e depositam em várias partes do corpo. Enquanto a LDL (lipoproteína de baixa densidade) liga-se ao colesterol e o deposita na parede das artérias, a HDL (lipoproteína de alta densidade) retira o excesso de colesterol das artérias e o devolve para o fígado, onde é metabolizado, diminuindo assim a formação das placas de gordura causadoras da aterosclerose.
O que é perfil Lipídico ou Lipidograma?
O perfil lipídico ou lipidograma consiste na dosagem do colesterol total (CT), das frações do colesterol (HDL-c, LDL-c) e dos triglicerídeos.
Adaptado de: V diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da aterosclerose, 2013
O que é Aterosclerose
Quando o colesterol em excesso no sangue se deposita nas paredes das artérias, começa a formar verdadeiras placas de gordura que com o passar do tempo podem obstruir a passagem do sangue e endurecer essas paredes dificultando a circulação. A formação dessas placas é chamada de aterosclerose.
A aterosclerose pode atingir qualquer pessoa, mas a hereditariedade é um fator importante. Acontece com mais frequência em fumantes, hipertensos, obesos e diabéticos e naqueles com uma vida sedentária e estressante. Os diabéticos tem um risco três a quatro vezes maior de desenvolver aterosclerose do que os não diabéticos.