Endocrinologia e Metabologia

O que é Endocrinologia?

  A Endocrinologia é o ramo da Medicina que estuda os transtornos das glândulas endócrinas.

O termo “endócrino” denota secreção interna de substâncias com atividade biológica (hormônios), ao contrário de “exócrino” que denota secreção para fora do corpo, através, por exemplo, das glândulas sudoríparas ou dos ductos que deságuam no trato gastrointestinal. O sistema endócrino usa a secreção interna de hormônios para o interior da circulação para conduzir informações às células-alvo. Também tem relações complexas com os sistemas nervoso e imune e exerce efeitos disseminados sobre o desenvolvimento, o crescimento e o metabolismo. Hormônios são as substâncias liberadas por glândulas endócrinas e transportadas pela corrente circulatória para os tecidos e regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

O nome “Endocrinologia” é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, “secreção interna”, referindo-se aos hormônios.

 

E a Metabologia?

A metabologia nada mais é do que o estudo do metabolismo humano, ou seja, o estudo das transformações energéticas que dão ao ser humano a vida, tendo como fonte elementar de energia os alimentos que consome. A metabologia é uma palavra oriunda do grego, sendo que metabolé: transformação, mudanças e lógos: tratado. O metabolismo é definido como o conjunto de mecanismos químicos que o organismo necessita para a formação, desenvolvimento e renovação de estruturas celulares, bem como para a produção da energia necessária.

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e, portanto, as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo. Para se tornar um especialista em Endocrinologia, é necessário ser formado em medicina, ter dois anos de residência em clínica médica e dois anos de residência na especialidade ou cinco anos de trabalho comprovado, além de ser aprovado em concurso anual para receber o título de especialista promovido pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM).

CAMPOS DE ATUAÇÃO DA ENDOCRINOLOGIA

Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista:

 
 
 
 
 
 
  • Endocrinologia masculina
  • Colesterol e triglicerídeos
  • Tireóide
  • Diabetes
  • Endocrinologia feminina
 
 
 
  • Doenças da adrenal
  • Doenças das paratireóides
  • Doenças da hipófise
  • Osteoporose
  • Cirurgia bariátrica
  • Obesidade

.

plugins premium WordPress